Ao fornecer e ao adquirir produtos Redemoinho Brechó, você está automaticamente contribuindo para um consumo consciente.
Mas o que é isso?
"Consumo consciente" é a preocupação com os impactos provocados por nossos hábitos de consumo. Todos somos consumidores, mas podemos, com determinadas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos de nossos atos de consumo. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a própria satisfação e a sustentabilidade do planeta.
Seja você também um cliente ou um parceiro/fornecedor Redemoinho Brechó e contribua com o consumo consciente.
OS DOZE PRINCÍPIOS DO CONSUMO CONSCIENTE
1- Planejar nossas compras, sem impulsividade. Comprar melhor para para comprar menos.
2- Avaliar os impactos de nosso consumo. Todos fazemos parte do mercado consumidor, mas devemos levar em consideração o meio ambiente e a sociedade quando planejamos nossas escolhas de consumo.
3- Consumir apenas o necessário. Refletir sobre as nossas reais necessidades.
4- Reutilizar produtos e embalagens. Não comprar outra vez o que podemos consertar, transformar e/ou reutilizar.
5- Separar o lixo para reciclagem. Isso contribui para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos ligados à sustentabilidade.
6- Usar o crédito de modo consciente. Devemos pensar bem se o que vamos comprar a crédito não pode mesmo esperar.
7- Conhecer e valorizar as práticas de responsabilidade social adotadas por certas empresas. Em nossas escolhas de consumo, não devemos olhar apenas para o preço e a qualidade dos produtos, mas também valorizar as empresas que assumem responsabilidades para com os empregados, a sociedade e o meio ambiente.
8- Não comprar produtos piratas ou contrabandeados. Comprar sempre do comércio legalizado e, dessa forma, gerar empregos estáveis e combater o crime organizado e a violência.
9- Contribuir para a melhoria de produtos e serviços que consumimos, enviando às empresas sugestões e críticas.
10- Divulgar o consumo consciente. Sejamos militantes desta causa, sensibilizando outros consumidores e disseminando informações, valores e práticas do consumo consciente.
11- Cobrar a classe política. Exigir de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
12- Refletir sobre nossos valores. Devemos avaliar, constantemente, os princípios que guiam nossas escolhas e hábitos de consumo.
Fonte adaptada: Instituto Akatu.
Link para o Guia Consumo Consciente e Saúde
Entenda o que é consumo consciente
